ENXAQUECA
A enxaqueca é uma condição neurológica caracterizada por dores de cabeça intensas e pulsantes, geralmente em um lado da cabeça, acompanhadas de outros sintomas como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. As crises podem durar de algumas horas a vários dias e podem ser debilitantes.
A maioria das pessoas que sofrem de Enxaqueca, felizmente, apresentam crises ocasionais e tratam estas crises com o uso de analgésicos comuns (paracetamol, aspirina, dipirona, etc.) e com repouso, não necessitando de tratamento médico especial. Muitos, na verdade, nem tem consciência que sofrem de Enxaqueca.
Entretanto, uma considerável parcela dos pacientes, devido à mesma Enxaqueca, tem um caminho oposto. Apresentam crises frequentes e intensas que não melhoram com os analgésicos comuns. Acabam sofrendo consequências na rotina, com queda de produtividade no trabalho, na escola. Até mesmo as relações familiares são prejudicadas. “Muitas vezes são mal interpretados pelas pessoas que convivem, como se a dor fosse de caráter ‘psicológico’.
Causa
Estresse
Situações estressantes podem desencadear crises de enxaqueca.
Distúrbios do Sono
Falta de sono ou sono de má qualidade.
Alterações Hormonais
Mudanças nos níveis hormonais, especialmente em mulheres (por exemplo, durante a menstruação, gravidez ou menopausa).
Estímulos Sensoriais
Luzes fortes, sons altos ou cheiros fortes.
Alimentos e Bebidas
Certos alimentos (como queijos envelhecidos, chocolate, cafeína e álcool) podem desencadear enxaquecas.
Mudanças Climáticas
Alterações no tempo, como mudanças na pressão atmosférica.